O Titular:
ROMÁRIO PAZUTTI MEZZARI, bacharel em Ciências Jurídicas pela Universidade do Vale do Rio dos Sinos – Unisinos, é titular desde 1987 quando tomou posse no cargo no dia 29 de janeiro. É responsável também pelos Centros de Registro de Veículos Automotores das cidades de Montenegro e Estância Velha. Atualmente preside o Instituto de Estudos de Protesto do Brasil Seção Rio Grande do Sul (IEPTB-RS) e compõe a diretoria do Instituto Nacional de Estudos de Protesto (IEPTB-BR) assim como diretorias de outras associações de classe.
O Município de Montenegro:
Montenegro é um município brasileiro do Estado do Rio Grande do Sul, pertencente à Região Metropolitana da grande Porto Alegre. Sua população, conforme estimativas do IBGE de 2021, era de 66.157 habitantes, sendo que o total de habitantes da região atendida pelo Cartório é, aproximadamente, de 90 mil pessoas. Possui uma área de 440,84 km². Municípios limítrofes: Triunfo, Nova Santa Rita, Capela de Santana, Pareci Novo, São José do Sul, Maratá, Brochier e Paverama.Distância até a Capital (Porto Alegre): 55 km.
Sua primeira designação foi a de "Porto das Laranjeiras", integrando o 2º Distrito da Vila de Triunfo. A partir da Lei nº 630, de 18 de outubro de 1867, passou a se denominar freguesia de São João do Monte Negro.Em 1873 as 33 vilas existentes no Estado foram, por força da evolução da legislação e das Constituições, se transformando em municípios. Neste mesmo ano foi criada oficialmente a Vila de São João do Monte Negro, no dia 5 de maio, através da Lei nº 885. Porém, a sua instalação como Vila e sede aconteceu somente no dia 4 de agosto de 1873, com o desmembramento da Vila de Triunfo.Em 14 de outubro de 1913, pelo Decreto nº 2.026, a então vila de São João do Monte Negro foi elevada à categoria de cidade, já então com a denominação de São João de Montenegro.
Em 31 de março de 1938, pelo Decreto nº 7.199 o município já denominado Montenegro foi dividido em onze distritos: Montenegro, Maratá, Harmonia, Barão, Bom Princípio, Estação São Salvador (atual Salvador do Sul), São Vendelino, Tupandi, Brochier, Poço das Antas e Pareci Novo.
Municípios atendidos pelo Cartório: PARECI NOVO, SÃO JOSÉ DO SUL, SALVADOR DO SUL e SÃO PEDRO DA SERRA.
Imigrantes:
O Registro Civil de Montenegro é muito procurado por guardar registros de imigrantes e descendentes de italianos e alemães vindos das cidades de São Leopoldo e Bento Gonçalves.
A Colônia de Dona Isabel em 1875 começou a receber os imigrantes italianos. O desmembramento da Colônia Dona Isabel do município de Montenegro foi oficializado pelo 'Acto' 474, de 11 de outubro de 1890, assinado por Cândido Costa, que constituiu o município de Bento Gonçalves. Em 1881 iniciou a abertura da primeira estrada de rodagem ligando a Colônia Dona Isabel a São João de Montenegro (hoje Montenegro).
A Colônia São Leopoldo se refere ao período em que São Leopoldo (cidade do Rio Grande do Sul) ostentava o título de colônia, recebendo imigrantes alemães para colonizar suas terras. Esse período foi entre os anos de 1824 e 1846. A Colônia São Leopoldo abrangia uma região que ia de Sapucaia do Sul até Caxias do Sul e de Taquara até Montenegro. Essa área era muito maior do que é atualmente o município de São Leopoldo.